segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sopa de Beldroegas

Que feliz que feliz que feliz que eu estou hoje!
Após alguns meses a empregar a palavra "beldroegas" a torto e a direito, sem fazer a mínima ideia do seu significado, apenas por achar piada à palavra e como ela soava em algumas frases do tipo: "aaaaiiii estás aqui estás a levar com umas beldroegas", ou "estou cheia de beldroegas (gordurinhas) na barriga" ou ainda "daqui a nada vais parar a Beldroegas". Eis que na semana passada fui ao google pesquisar a palavra, primeiro até convencida que teria sido uma das minhas invenções vocabulárias e depois tristemente percebi que não, e fiquei muito elucidada sobre o que eram as beldroegas:

"A beldroega é uma planta comum que cresce em descampados e recantos urbanos, normalmente em sítios onde só as ervas se aventuram." (…)
"A beldroega é uma herbácea anual, com talos espessos, tenros e rasteiros, folhas carnosas, de até 3cm de tamanho, com grande quantidade de reserva de água."
"Tem uso alimentar (as folhas são cozidas e consumidas como legumes, em molhos, saladas e ensopados) e medicinal (afecções do fígado, bexiga e rins; escorbuto; o suco cura inflamações nos olhos; as sementes são diuréticas e combatem os vermes intestinais; os talos e as folhas machucados, aplicados sobre queimaduras e picadas de insectos, aliviam a dor e/ou o prurido e facilitam a cicatrização)."


E hoje, um Gasganete de caldeirão maléfico e forno de lenha, preparou-me uma sopa de Beldroegas, com efeitos secundários que eu reservo o direito de não confidenciar.

2 comentários:

Rita disse...

e a sopa foi com queijo ou não???? porque com queijo é q é!! e olha que de sopas alentejanas percebo eu! LOL

Estrunfina disse...

Não!
Foi com pão ;)

Que sopa alentejana é com pão rijo!